Oficina – O Digital na Gestão Flexível do Currículo

Formador: David Costa
Destinatários: Ed. de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário (20 participantes)
Regime misto (b-learning): 12h presenciais | 13h online síncronas | 25h trabalho autónomo
A formação poderá vir a relevar para a componente científica e pedagógica ao abrigo do Despacho n.º 779/2019 de 18 de março.
Edição: 2019/2020 – Inscrições até 05/11/2019

AS INSCRIÇÕES JÁ ENCERRARAM

Para qualquer esclarecimento poderá contactar-nos por email: dc@educom.pt ou por telm.: 967301886

 

Poderá aceder ao formulário de inscrição no final desta páginas

  • Critérios de participação:

Possuir computador com ligação à internet, webcam e auriculares
Possuir smartphone ou tablet

  • Informações:

A componente presencial da ação de formação decorrerá na Escola Secundária de Tomás Cabreira, em Faro.
A frequência é gratuita para associados da Educom com quotas em dia e implica o pagamento de 5,00 € (despesas administrativas) para docentes não associados.
Os formandos serão selecionados de acordo com os critérios previamente definidos no Regulamento Interno do CF Educom, a saber: 1.ª prioridade – ser associado da Educom; 2.ª prioridade – 5 vagas para docentes do agrupamento de Escolas Tomás Cabreira (Núcleo Regional do Algarve da Educom); 3.ª prioridade – outros docentes, por ordem de inscrição na ação, que cumpram os critérios de participação.

  • Objetivos:

Pretende-se que no final desta oficina os professores sejam capazes de:
– Conhecer métodos e estratégias para a integração de abordagens de aprendizagem ativa e utilizá-los nas suas aulas;
– Experimentar e explorar tecnologias e recursos digitais passíveis de apoiar atividades de aprendizagem ativa;
– Desenhar e aplicar cenários de aprendizagem com base nas tecnologias;
– Refletir de forma crítica sobre a aplicação destas práticas pedagógicas e analisar as suas potencialidades;
– Contribuir para criar dinâmicas de trabalho colaborativo na escola promotoras da integração da filosofia da aprendizagem ativa;
– Colaborar e partilhar experiências e recursos no grupo de formação e na comunidade educativa, presencial e online.

 

MÓDULO 1: APRENDIZAGEM ATIVA (7 HORAS)
1.ª sessão – presencial (3h) 13|nov|2019, das 17h às 20h (Esc. Sec. Tomás Cabreira)
– Apresentação, critérios e instrumentos de avaliação;
– Introdução ao Moodle;
– Criação de grupos de trabalho e planeamento de atividades;
– Conceitos essenciais;
Trabalho autónomo (3h)
-Pesquisas e análise documental sobre metodologias de aprendizagem;
2.ª sessão – online síncrona (2h) 03|dez|2019, das 18h30 às 20h30h
– Discussão e debate sobre o trabalho desenvolvido;
– Ambientes de aprendizagem;
– Reflexão conjunta sobre os principais benefícios da aprendizagem ativa;
– Exploração de ferramentas digitais para o desenvolvimento de trabalho colaborativo;
Trabalho autónomo (2h)
– Partilha de recursos e experiências.
3.ª sessão – online síncrona (2h) 14|jan|2020, das 18h30 às 20h30h
– Análise e discussão do trabalho autónomo;
– Exploração de ferramentas digitais para o desenvolvimento de trabalho colaborativo;
Trabalho autónomo (3h)
– Partilha de recursos e experiências.

MÓDULO 2: ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM ATIVA (7 HORAS)
4.ª sessão – presencial (3h) 29|jan|2020, das 17h às 20h (Esc. Sec. Tomás Cabreira)
– Métodos e estratégias de aprendizagem.
– Desenho de um cenário de aprendizagem com recurso às TIC.
Trabalho autónomo (3h)
– Aplicação do cenário de aprendizagem ativa em contexto real;
– Partilha de recursos e experiências.
5.ª sessão – online síncrona (2h) 18|fev|2020, das 18h30 às 20h30h
– Reflexão e discussão sobre os principais desafios da aprendizagem ativa e possíveis caminhos para os ultrapassar.
– Exploração de ferramentas digitais;
Trabalho autónomo (2h)
– Partilha de recursos e experiências.
6.ª sessão – online síncrona (2h) 03|mar|2019, das 18h30 às 20h30h
– Análise e discussão do trabalho autónomo;
– Análise SWOT das estratégias experimentadas;
– Exploração de ferramentas digitais;
Trabalho autónomo (3h)
– Partilha de recursos e experiências.

MÓDULO 3: ORGANIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM COM BASE EM PROJETOS TRANSDISCIPLINARES (8 HORAS)
7.ª sessão – presencial (3h) 24|mar|2020, das 17h às 20h (Esc. Sec. Tomás Cabreira)
– Metodologia de desenvolvimento de trabalho de projeto;
– Desenho de um cenário de aprendizagem para o desenvolvimento de projetos transdisciplinares com recurso às TIC.
Trabalho autónomo (3h)
– Aplicação dos cenários de aprendizagem em contexto real;
– Partilha de recursos e experiências.
8.ª sessão – online síncrona (2h) 21|abr|2020, das 18h30 às 20h30h
– Reflexão e discussão sobre os principais desafios da aprendizagem ativa no trabalho de projeto e possíveis caminhos para os ultrapassar.
– Exploração de ferramentas digitais;
Trabalho autónomo (2h)
– Partilha de recursos e experiências.
9.ª sessão – online síncrona (3h) 19|mai|2020, das 18h30 às 21h30h
– Análise SWOT das estratégias experimentadas;
– Exploração de ferramentas digitais para a avaliação de projetos;
Trabalho autónomo (3h)
– Reflexão crítica sobre a inovação na aprendizagem dos alunos;
10.ª sessão – presencial (3h) 10|jul|2020*, participação no TIC@Portugal’20
– Apresentação e partilha das atividades implementadas.
– Reflexão crítica, individual, sobre o impacto das atividades.
– Avaliação da ação de formação.

* data por confirmar