MOOC Autonomia e Flexibilidade Curricular

Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) é o tema do MOOC (Massive Open Online Course), desenvolvido pela Direção-Geral da Educação, com início a 18 de março e término a 31 de maio de 2019.

O curso pretende apoiar o desenvolvimento da Autonomia e Flexibilidade Curricular nas escolas, por forma a promover melhores aprendizagens para todos os alunos.

Por um lado, o curso recupera os conteúdos do MOOC – “Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular” que a DGE disponibilizou em 2017/2018, atualizando-os à luz do enquadramento legal – Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, que estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário, e, por outro, sintetiza e desenvolve os conteúdos do MOOC-AFC (I), que teve lugar no presente ano letivo.

Ao longo do curso, os professores terão oportunidade de aprofundar o seu conhecimento sobre o atual quadro curricular, refletir sobre as suas práticas pedagógicas, implementadas nos diversos contextos educativos, bem como de partilhar ideias, atividades e metodologias, relativamente às temáticas propostas.

A conceção do curso foi orientada para os professores dos ensinos básico e secundário e elementos da Direção das Escolas/Estabelecimentos de Ensino, no âmbito da implementação do referido Decreto-Lei.

Esta formação não é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, sendo que a sua conclusão permite a obtenção de um Certificado de Conclusão do Curso e de um Selo Digital.

Pode ver aqui a apresentação do MOOC-AFC (II).

Inscrições: de 21 de fevereiro a 18 de março através do link:https://lms.nau.edu.pt/courses/course-v1:DGE+AFC+II/about