Dois anos de projeto-piloto Matemática e Khan Academy

Terminaram no dia 18 de maio as oficinas integradas no projeto-piloto “Matemática e Khan Academy”, iniciado em 2016 e chegado agora ao final. Com a presença do Diretor-Geral da Direção-Geral da Educação, José Vítor Pedroso, da Diretora da Fundação PT, Graça Rebocho, do Presidente da EDUCOM, João Correia de Freitas, da Vereadora da Educação da CM Caldas da Rainha, Maria João Domingos, do Vereador da Educação da CM Peniche, Marco Ministro e dos diretores dos Agrupamentos de Escolas, ou seus representantes, participantes no projeto-piloto.

Faltam ainda os relatórios de análise detalhada do decorrer do projeto-piloto, tendo sido apresentados nas sessões dos dias 4 e 18 de maio, respetivamente na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, Bombarral, e na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha, os testemunhos e balanços elaborados pelos professores envolvidos no projeto-piloto.

Foram muitas as novidades ao longo estes dois anos de trabalho intenso, difícil mas desafiante, e os testemunhos de alunos e professores atestam a sua pertinência e a utilidade e adequação dos recursos digitais da Khan Academy.

Este projeto-piloto constitui uma parceria entre a Fundação PT, e EDUCOM e a DGE, tendo a EDUCOM concebido o modelo de formação e prestado apoio e orientação pedagógica ao projeto-piloto, sempre em articulação com a Fundação PT e com a DGE.

Os AE participantes são o AE Fernão do Pó, Bombarral, AE Rafael Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha, AE Cadaval, AE Josefa de Óbidos, Óbidos, e AE D. Luís de Ataíde, Peniche.

 

Parabéns a todos os alunos e professores que integraram esta iniciativa, assim como aos formadores das oficinas, Clara Lopes (2 anos), Hugo Pereira (1.º ano), Cláudia Valente e Susana Sousinha (2.º ano), assim como ao pioneiro Miguel Castro, que apoiou e foi um dos dinamizadores desta iniciativa no 1.º ano. Justificam uma palavra de agradecimento pelo seu empenhamento as colaboradoras da Fundação PT Catarina Graça, Susana Colaço, Cláudia Valente (2.º ano) e Miguel Castro (1.º ano), bem como o associado da EDUCOM Vítor Godinho (2.º ano).

Novos desafios tiveram já o início, pelo que esperamos em breve dar novas notícias sobre a utilização educativa dos recursos digitais da Khan Academy.